terça-feira, 16 de maio de 2006


Deslumbrantes X-Men



Título: The Astonishing X-Men TPB 1: Gifted
Editora: Marvel
Argumento: Josh Wedon
Desenhos: John Cassaday


Gifted representa a estreia de Josh Whedon no universo da Marvel, após séries como Buffy The Vampire Slayer (Dark Horse) ou Firefly (DC Comics) terem conquistado a aclamação do público e da crítica.

Depois de Grant Morrison ter recriado o universo X-Men ao sabor da sua imaginação delirante – as opiniões andaram entre o choque térmico e a lufada de ar fresco – Whedon optou pelo retorno ao formato clássico do super-herói.

Pode dizer-se que The Astonishing X-Men não é – pelo menos nesta primeira arca – uma série que apresente ideias frescas ou inovações radicais; revela-se, contudo, um livro de super-heróis à moda antiga, com um argumento sólido, desenhos de primeira qualidade e um sentido cinemático de excelência.

Gifted parte de dois acontecimentos aparentemente desconexos. Um deles é o anúncio da descoberta de uma cura para o gene mutante pela Dra. Kavita Rao, colega do Dr McCoy (Fera). A notícia vai representar um choque para os X-Men e todo o universo mutante, inclusive para o Dr. McCoy que, depois de recolher uma amostra da cura, pensa testá-la em si próprio. O conflito de emoções de McCoy vai estender-se a todos os X-Men, pois teme-se que esta cura possa ser usada pelo governo à força em todos os mutantes sem que possa haver escolha possível.

O outro acontecimento é a chegada de um misterioso personagem de nome Ord, um alienígena nascido no planeta Breakworld. Motivado por uma estranha profecia, desce à Terra para enfrentar os X-Men e conta, aparentemente, com o apoio de uma divisão da poderosa SHIELD – a maior organização secreta do universo Marvel. Entre estes dois acontecimentos há, ainda, lugar para uma grande surpresa…

A última página de Gifted é intrigante: Emma Frost, a demoníaca mutante, mantém uma conversa críptica com alguém que não conseguimos vislumbrar. Terá ela em mente trair os X-Men? O que reserva o futuro aos deslumbrantes heróis? Esperemos que Dangerous, a próxima arca, possa trazer alguma luz ao negrume instalado…

Sem comentários: