segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Load""Enter



O Fusco-Lusco entrou na cápsula do tempo e fez uma viagem sem paragens aos anos oitenta onde, para gáudio dos amantes dos videojogos, o spectrum dava cartas. Load "" Enter era a voz de comando que se teclava, seguido do Play que antecipava uns bons minutos de espera onde o som de fundo era semelhante ao da batata a fritar a altas temperaturas. Muitas vezes a frustação chegava com o Loading Error estampado no ecrán, que exigia o uso minucioso da chave de fendas no local secreto do gravador responsável pelo volume.

Ora bem, os tempos do spectrum já foram recuperados e estão um pouco por toda a parte. Para poderem ver como começou a loucura dos jogos basta instalar um emulador no vosso computador e viajar depois pelos muitos locais dedicados ao reviver desta consola endiabrada.

Footballer of the Year, Match Point, Back to Skool, Chuckie Egg, são apenas alguns exemplos do que poderá reviver ou experimentar pela primeira vez. Até o célebre Paradise Café pode ser jogado, com o perigoso Reinaldo sempre à espreita. São permitidas gargalhadas de gozo aos mais pequenos, habituados aos gráficos de eleição de preciosidades como a Playstation, a X-Box ou a Game Cube. Mas não se esqueçam de uma coisa: tudo começou aqui.

Para os emuladores experimentem aqui, aqui ou aqui. Depois, para começar a jogar visitem este site. Boa viagem!

4 comentários:

Anónimo disse...

...e para os "viciados das máquinas" está disponível um emulador que suporta [quase] todos os jogos desde o Moon Cresta, passando pelo Arcanoid até ao Street Fighter II.

Este sistema designa-se por Multiple Arcade Machine Emulator (M.A.M.E.) e, neste momento, já existem versões prontas para correr em várias plataformas, desde o Windows ao Linux, não esqueçendo, claro (!), o Mac OS X ; )

Encontramos uma descrição mais detalhada e os endereços principais do M.A.M.E. na Wikipedia em http://pt.wikipedia.org/wiki/MAME

Para além do emulador, precisamos encontrar e transferir os jogos. Uma pesquisa google muito simples é suficiente para as encontrarmos: "mame roms".

Take it for a ride and have fun! : )

Lusco Fusco disse...

Grande Miguel, obrigado pelas dicas preciosas!

Mariozul disse...

Ah belos tempos!... :-D
Só era pena os anos de vida que se perdiam enquanto os jogos carregavam, muitas vezes para aparecer a tal malfadada mensagem de erro.

Obrigado pelas dicas, Miguel.

Paulo Hasse Paixão disse...

Post muito porreta. Eu sou de um tempo pré-48K, em que a malta tinha um TV brinca e jogava uma espécie de ténis que consistia num plano negro com dois traços verticais brancos que se deslocavam verticalmente para acertar numa bola quadrada. Ploc. Ploc. Ploc. Até ao fim da paciência. Agora, confortavelmente instalado na minha plataforma de condução PS2, rodando vertiginosamente nos traçados GT4 (que são rastreados por satélite e têm menos de 1 milimetro de margem de erro em relação aos circuítos originais) acho tudo muito natural. E já sonho com os milagres da PS3. Prego a fundo até à realidade paralela!