domingo, 7 de janeiro de 2007

Parabéns Mr. Bowie!


David Bowie, um dos artistas maiores que a música teve o privilégio de encontrar, completa hoje 60 anos. Se há uma década a festa foi até de madrugada, num concerto realizado no Madisson Square Garden - que contou com as participações de Lou Reed, Robert Smith, Sonic Youth ou Placebo, entre outros convidados de peso -, este ano a festa será mais calma, pois o camaleão recupera de uma angioplastia.

Sempre aberto a novos desafios, influências, formas, Bowie construiu uma carreira onde será difícil eleger um estilo musical predilecto. Folk, pop, rock, soul, tudo por ele foi assimilado, numa constante necessidade de mudança e rejuvenescimento, físico e criativo.

Sempre atento ao mundo que o rodeia, Bowie tem estado presente em momentos importantes da contemporaneidade: teve, com os Arcade Fire, duas participações ao vivo que deram origem à edição de um EP; participou em «Return to Cookie Mountain», o disco maior dos TV on the Radio; desempenhou um papel secundário mas decisivo no interessante filme de Christopher Nolan, «The Principle» («O Terceiro Passo»).
Consta que, após a necessária recuperação, o camaleão tem já uma mão cheia de projectos, onde se inclui uma ópera rock baseada em The Watchmen, uma graphic novel de Alan Morre. Rápidas melhoras Mr. Jones. E muitos parabéns.

Amanhã a EMI lança no mercado a reedição de seis discos de Bowie, mas a coisa não ficará por aqui. Esqueçam o porco. desliguem-se do tigre. 2007 será, muito certamente, o ano do camaleão.


1 comentário:

Jorge A. disse...

Devo dizer que não conheço o percurso todo do camaleão, mas do que conheço diria que os anos do camaleão já lá vão.

Os primeiros anos da década de 70 do século passado, onde lançou álbuns como Hunky Dory (que incluí o fantástico "Changes" do clip disponibilizado, ou o não menos fantástico "Life on Mars?") e o álbum Diamond Dogs, que para além de constituir uma referência a um dos meus livros favoritos "1984" de George Orwell, contém a fabulosa canção "Rebel Rebel".