sexta-feira, 16 de março de 2007

Diga 33


Preparem-se para o acontecimento literário do ano em Portugal. Graças à Editorial Presença poderá, dentro de pouco tempo, ter em sua casa a Biblioteca de Babel . Não nas suas dimensões e escadarias infinitas imaginadas por Borges, mas servida em trinta e três volumes de pequeno porte.
A colecção, denominada «Biblioteca de Babel» - em homenagem a Borges -, foi seleccionada há trinta anos pelo escritor Jorge Luis Borges com a cumplicidade de Franco Maria Ricci, em dois meses passados na mansão familiar do designer italiano numa solarenga Itália.
Apesar dos muitos convites que teve em vida, este foi a única colecção que Borges aceitou supervisionar. O trabalho, porém, não se ficou pela escolha das obras. Para cada um dos livros o argentino escreveu um pequeno prefácio, e só por isso cada um destes livros vale ouro.
A colecção é composta por pérolas obscuras da literatura fantástica e de terror, contando com nomes como Oscar Wilde, Franz Kafka, Herman Melville, Jack London ou Edgar Allan Poe. Até ao momento foram já publicados na Lusitânia as duas primeiras aventuras: «O Cardeal Napellus», de Gustav Meyrink e «O Amigo da Morte», de Pedro de Alarcón. Em Abril será a vez de «O Espelho que Foge», de Giovanni Papini e, no mês seguinte, será editado «Os Amigos dos Amigos», do norte-americano Henry James.
A colecção, onde serão reproduzidas as capas originais de todos os volumes, deverá ficar concluída dentro de seis a sete anos, terminando com chave de ouro: «O Livro dos Sonhos» e «Borges A/Z». Absolutamente imperdível!

Sem comentários: