domingo, 29 de abril de 2007

Ficha tripla em dia de encerramento

No dia em que o indielisboa dava as últimas, o Fusco decidiu-se por uma sessão tripla. Antes de umas breves notas sobre o que visionámos, fica o caminho para os premiados do festival. Para o ano haverá mais.

Rio Turvo, de Edgar Pêra

Edgar Pêra tem sido um realizador inspirado por duas doses de surrealismo e uma de alienação. «Who is the master that makes the grass green», dos tempos em que se dedicava de corpo e alma às curtas, continua a ser uma referência para os amantes do cinema independente. Já «Movimentos Perpétuos», um cinetributo a Carlos Paredes - que ainda não conseguimos visionar -, foi a obra cinéfila que o aproximou de um público mais vasto - e dos prémios -, depois de alguns anos submerso nas águas do anonimato.

«Rio Turvo» parece querer aproveitar essa franja de reconhecimento, já que pela primeira vez Pêra se decide pela adaptação de um conto de Branquinho da Fonseca convidando alguns conhecidos do grande público: Teresa Salgueiro, Nuno Melo ou José Wallenstein.

Porém, o que à partida poderia ser uma interessante abordagem à temática do amor não correspondido, cedo se perde em histórias paralelas que não chegam a parte alguma: a construção de um aeroporto é abordada e logo esquecida, os personagens não atingem qualquer profundidade, os diálogos surgem demasiado forçados e nota-se um grande abuso da utilização da narrativa em voz-off, num surrealismo fílmico bastante monótono. Os momentos mais altos do filme, protagonizados pelo cantorio e graça de Manuel João, não chegam para salvar este filme de se afogar num rio de aborrecimento.

Old Joy, de Kelly Reichardt

Um retrato, em jeito de quadro em movimento, da transição da adolescência para a idade adulta. Uma amizade, recuperada anos mais tarde num passeio às águas quentes de um rio fumegante, que serve para uma (quase) silenciosa meditação sobre a vida e tudo o que nela se perdeu em termos afectivos e ideológicos. De um lado, alguém que nunca chegou a crescer; do outro, um rapaz que cresceu demasiado depressa. A música dos Yo La Tengo assenta como uma luva nesta viagem pelo interior da alma humana.

Forever, de Heddy Honigmann

Qual a importância da arte na vida de cada um de nós? É esta a pergunta a que a realizadora Heddy Honigmann se propõe responder num filme filmado, quase na totalidade, no interior do Père-Lachaise, mítico cemitério parisiense que alberga alguns dos maiores vultos artísticos da história. Se descontarmos alguns apontamento com alguma tendência para o lamechismo, temos entre nós um fantástico pedaço de cinema, curioso olhar sobre a morte e o papel da arte como a única forma de eternidade.

Sem comentários: