segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Onde nos leva esta estrada?



Numa América assente em destroços, abraçada pelo frio e tendo o cinzento como a única cor que subsiste para além do negro, um pai e um filho caminham em direcção à costa, sem saber quem ou o que os espera.

«A Estrada», de Cormac McCarthy, é um livro arrasador, daqueles que nos revolvem as entranhas e fazem com que a alma se abra às lágrimas. Num mundo sem esperança, à beira da destruição última, dois seres, "cada qual o mundo inteiro do outro", sustentam-se pelo amor. Um livro negro, brutal, humano e comovente, tal como a vida.

"Saiu da casa sob a luz cinzenta e ficou ali parado e, por um breve momento, viu a verdade absoluta do mundo. A Terra intestada a rodar no espaço, fria e inexoravelmente. As trevas implacáveis. Os cães do Sol a correr, cegos e desenfreados. O vácuo negro e esmagador do Universo. E, algures, dois animais acossados, a tremer como raposas do deserto na toca. Tempo que jánão nos pertence e um mundo que já não é nosso e olhos que também já não são nossos para o chorar".

Sem comentários: