domingo, 21 de outubro de 2007

Dez anos de excelência



Poucas bandas podem gabar-se de chegar a uma década de existência inovando em estilo e mantendo a criatividade em níveis muito próximos da excelência. É certo que os Eels, assim como os Divine Comedy, são uma banda de um homem só, tendo mudado de formação como «aquele que não se pode dizer o nome» muda de jogadores todos os anos. No caso dos Eels, falamos em Mark Oliver Everett, cantor, compositor e letrista, conhecido simplesmente como E ou, em ocasiões mais dadas à formalidade, Mr. E.

A celebração dos dez anos vai acontecer com a edição de duas compilações - «Meet The Eels: Essential Eels 1996-2006 Vol. 1» e «Eels Useless Trinkets: B-Sides, Soundtracks, Rarities and Unreleased 1996-2006» -, que farão a retrospectiva de uma banda que já navegou do mar agitado do folk rústico às águas mansas e cristalinas da pop barroca.

A primeira colecta vai debruçar-se sobre as várias cerejas que os Eels colocaram em cima dos deliciosos bolos cozinhados desde 1996. Já a segunda será um pouco mais desviante, devendo apresentar algumas surpresas. Ambas as compilações virão acompanhadas de um DVD, notas pessoais de Mr. E sobre cada um dos temas, fotografias e, de acordo com um press release da banda, alguns artefactos. O mistério será desvendado no dia 15 de Janeiro...

Sem comentários: