quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Viver a vida ao contrário



Aproveitámos o último fim-de-semana para ler "O Estranho Caso de Benjamin Button", um conto com pouco mais de setenta páginas que deu asas à imaginação de David Fincher para realizar um filme com mais de duas horas.

Através de uma vida vivida em marcha atrás, F. Scott Fitzgerald apresenta uma irónica metáfora sobre o crescimento, uma visão certeira do preconceito, um retrato cruel dos conflitos geracionais, um olhar desacreditado sobre o amor de longa duração, um mergulho reconfortante na solidão, um profundo desejo de esquecimento. Um livro escrito com uma por vezes assustadora racionalidade a que o Fusco oferece 8.25 benjamins em 10.

«Não havia recordações penosas no seu sono infantil; não lhe acudiam lembranças dos seus arrojados anos na faculdade, dos anos esplendorosos em que fizera palpitar o coração de muitas raparigas. Havia apenas os lados brancos e seguros do seu berço, Nana e um homem que o visitava de vez em quando e uma grande bola cor de laranja para a qual Nana apontava pouco antes da sua crepuscular hora de dormir e a que chamava "Sol"».

Conto integral em inglês

Sem comentários: