sexta-feira, 26 de junho de 2009

De manhã e à tarde



Depois da edição da magnífica "Trilogia do Cairo", a Civilzação editou "Conversas de manhã e de tarde", do escritor Naguib Mahfouz. Deixamos a sinopse oficial de um livro que é um fascinante obituário de uma civilização, e a que oferecemos 9 palácios (em 10).

Uma das últimas obras de Naguib Mahfouz, famoso escritor egípcio galardoado com o Nobel da Literatura, Conversas de Manhã e de Tarde é uma história de dimensões épicas que retrata a vida no Egipto ao longo de cinco gerações.

"Situada no Cairo, a história acompanha o percurso de três famílias desde a chegada de Napoleão no fim do século XVIII até aos anos 80, através dos depoimentos de personagens dispostos por ordem alfabética. Este mecanismo narrativo experimental cria uma espécie de dicionário biográfico, cujas entradas individuais se unem para pintar um retrato impressionante da vida no Cairo através de vários pontos de vista.
As personagens representam todas as classes sociais e personalidades e, à medida que a complexa saga familiar se desenrola, um poderoso retrato de uma sociedade em mudança - e das convulsões sociais e políticas - é revelado. Esta é uma história de mudança e continuidade, da morte de um modo de vida tradicional, do caminho para a independência e do que se lhe segue, vista pelos olhos do cidadão comum
".

Para quem como o Fusco tenha uma séria dificuldade em relacionar e identificar graus de parentesco, aconselha-se o desenho de árvores genealógicas durante a leitura. Além de se revelar um exercício bastante divertido, irá certamente iluminar de outra forma este pequena pérola literária.

Sem comentários: