terça-feira, 9 de junho de 2009

De novo a negritude



Bill Callahan será, entre todos os habitantes que plantaram raízes no planeta musical, um dos seres mais avessos à socialidade e ao vedetismo. Bastará visitarmos o seu endereço myspace para percebermos o terreno que pisamos. Além de não estar disponível para escuta qualquer tema, a mensagem é bem clara: Official Fuck Myspace Page.

Depois de uma aventura com os Smog - que estará apenas em modo pause -, uma das mais interessantes bandas do circuito indie, Callahan lançou-se a solo com "Woke on a Whaleheart", editado no ano de 2007. Um disco que era como que o deixar entrar a luz no palácio de sombras dos Smog, luz essa que havia sido anunciada com "A River Ain't Too Much to Love", o último trabalho de originais da banda editado em 2005.

"I Wish We Were an Eagle", o segundo capítulo de uma viagem solitária, é o regresso ao mundo das trevas sonhado por Callahan, como se fosse um crime sentir-se rodeado pela felicidade. Em "Jim Cain", tema de abertura, Callahan partilha connosco o que terá sentido nos últimos três capítulos da sua vida musical: "I used to be darker/ Then I got lighter/ Then I got dark again". E, para quem tinha dúvidas que estávamos perante a recusa de qualquer espécie da luz, Callahan exorciza no final: "It`s time to put God away/ I put God away". Um disco fabuloso a que o Fusco oferece 9 crucifixos (em 10).

Sem comentários: