terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mapa do tesouro



Se percorressemos os Festivais de Verão de uma ponta à outra do país - e mesmo do planeta - e perguntássemos quem é Ólafur Arnalds, a resposta mais provável seria certamente esta: "Oláquem?".

A nós, que o descobrimos há alguns meses, resta-nos dizer que se trata de um multi-instrumentista islandês com um talento invulgar que, em tempos, chegou a tocar bateria em bandas de hardcore/metal ou, para descontrair, banjo em projectos de amigos.

2007 foi o ano da edição de "Eulogy for Evolution", seguido um ano mais tarde do EP "Variation of Static". Nesse ano, Arnalds andou na estrada ao barulho com os compatriotas Sigur Rós.

Em Abril deste ano, Arnalds decidiu compor e lançar na Internet um tema a um ritmo diário durante uma semana completa, numa colecção de temas que recebeu o bonito nome "Found Songs". Um disco onde violinos e pianos dançavam entre loops encantados e batidas capazes de conter todos os corações deste mundo, numa viagem onde o classicismo abraçava fragmentos de pop cristalina em sete momentos de pura iluminação. 8.5 pás (em 10) para ajudar, quem ainda não conhece, a descobrir este pequeno tesouro.

Sem comentários: