sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O dia em que a terra parou



Tinha tudo para correr mal. Quatro teenagers – ou muito perto disso – ainda perseguidos pelo acne juvenil, o aspecto Emo que faz lembrar uns Cure só que bem vestidos, uma formação tradicional – bateria, baixo, teclas, guitarras e vozes – e mais um daqueles discos de lamentos sobre o estado do mundo e a dor da alma. Porém, depois de dias passados a escutar "XX" em modo loop, de uma coisa o Fusco está certo. O prémio para a melhor estreia do ano de 2009 deve ser entregue aos XX.

XX” é um disco com doses tripartidas de hipnose, celebração e melancolia, onde um groove sonambulesco se deixa levar por teclados que arranham e guitarras que parecem estar num praia longínqua a domar ondas de uma altura respeitável.

Penso numa casa assombrada pelas guitarras lacrimejantes de Chris Isaac, vigiada pelo monumento colossal dos Young Marble Giants e onde delírios fílmicos de David Lynch são projectados em paredes nuas. Um curto poema, atravessado por lágrimas e risos, a que o Fusco oferece 8.5 letras X (em 10).



The xx - Basic Space (videoclip)

Disco completo em streaming no Berbequin

1 comentário:

mariana disse...

nunca vi nada parecido com isto. Fantástico!!