sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Corações ao alto



Vamos directos ao assunto. "B Fachada", o disco homónimo do rapaz de nome Bernardo Fachada, está para a música portuguesa como o esteve "Só", de Jorge Palma, no ano de 1991: a tocar a perfeição.

"Responso para Maridos Transviados", o tema de abertura, é uma cáustica mezinha de uma mulher que quer que o marido olhe para as outras e apenas veja cabras negras, não sem antes escapar a algumas facadas que lhe atravessem o coração e o ponham a ser alimentado por uma palhinha; "Cantiga de amigo" mostra que a amizade é coisa boa, mas que o estado de amantismo não lhe fica nada atrás; "O Desamor" é uma elegia fúnebre de uma relação tendo como pano de fundo as montanhas escocesas. É do melhor que já se escreveu neste país; "A Velha Europa" é assim como que um tributo anti-Erasmus para as gerações pós-Erasmus; "Tempo para Cantar" é uma ode à solidão, para cantar a plenos pulmões com uma lágrima a formar-se na retina; "Estar à espera ou procurar" anda às voltas com a fidelidade em ritmos que nos transportam ao país irmão; "Setembro" é uma carta de amor ao ritmo de uma valsa encantada, algures entre o sonho e a realidade; "O teu azar" conta que isto das relações às vezes é como no poker: o azar e a má sorte está sempre à porta; "A Bela Helena" vem lançar a discórdia entre dois irmãos, numa espécie de Jules et Jim trazido para as andanças musicais; "Só te falta ser mulher" é um enigma sexual, uma das mais preciosas pérolas deste disco; "Kit de Prestidigitação" é um Auto Vicentino ao divórcio, o rematar com ponto-de-cruz um disco do outro mundo.

Se tiverem de comprar um disco para oferecer ou apenas para se tornar na nova sensação da vossa discografia, não hesitem. Esse disco é "B Fachada". 9 corações em 10.



B Fachada - Estar à espera ou procurar

Fora do disco homónimo

Zé! - b Fachada (Vimeo)
Monogamia - b Fachada (MTV BN Tapete Voador 1.03)
B Fachada à conversa (youtube)

Sem comentários: