sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ascenção e queda de uma tribo


Foto: Ernie Paniccioli/Courtesy of Sony Pictures Classics
Da esquerda para a direita: Jarobi White, Q-Tip, Ali Shaheed Muhammad e Phife Dawg

Em 1998, uma das bandas mais importantes da história da música punha um grande e definitivo ponto final numa carreira de sonho. Muita gente - Fusco incluído - ficou então sem perceber por que razão os A Tribe Called Quest tinham decidido afastar-se da ribalta; uma delas foi Michael Rapaport (realizador e actor em filmes como "True Romance") que, recentemente, se dedicou a realizar o documentário "Beats, Rhymes & Life: The Travels of A Tribe Called Quest", que dá a palavra aos músicos para contarem a história de uma grande ascenção a que se seguiu uma queda desastrosa.

Rezam as crónicas de que o filme é complicado, assim como o foi a história da banda, mas uma coisa é certa: todas as respostas podem ser encontradas nas canções que os ATCQ deixaram e que são parte dos tempos gloriosos do hip hop.

A NPR dedicou um recomendável artigo à banda onde, para além das palavras e das declarações de membros da banda, poderão recordar - ou descobrir - temas como "Award Tour", "Scenario" ou "Check the Rhyme". Bem vindos à tribo.

Sem comentários: