segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Amendoins com fartura


Para os amantes de banda desenhada esta deverá ter sido uma das melhores notícias do ano - a par do lançamento das sagas Civil War, 52 e da continuação de Joss Whedon como argumentista dos Astonishing X-Men.

Peanuts, as tiras de Schulz que reúnem as aventuras e os delírios infantis de Snoopy, Charlie Brown, Linus e Cª, vai ter uma edição integral naquele que é o maior projecto editorial da história do mundo aos quadradinhos: 50 anos de arte. 25 livros. 15000 tiras. 2 livros por ano no total de 12 anos de publicação ininterrupta. A obra completa servida às tiras.

Umberto Eco, académico, escritor e homem do mundo, descreve assim este gang de bons rapazes: «Os Peanuts são monstros porque nós, adultos, assim os tornamos. Neles encontramos quase tudo: Freud, cultura de massas, cultura digest, luta frustrada pelo sucesso, procura de afecto, solidão, aquiscência passiva e protesto neurótico. Mas, estes elementos, não se agrupam directamente, saem das bocas de um grupo de crianças - são concebidos e colocados através de uma película de inocência». Nem mais.

Os primeiros dois volumes estão já disponíveis no mercado português com direito a tradução (pelas Edições Afrontamento) e, o terceiro capítulo da saga, conhecerá a luz de publicação em Abril do próximo ano. Fica, desde já, um conselho de amigo: leia devagar os dois primeiros para não fazer da espera uma tortura.

Em homenagem a Schulz e à sua grande imaginação, apresentamos - por ordem alfabética -todos os elementos deste formidável gang: Charlie Brown, Franklin, Linus, Lucy, Marcie, Peppermint Patty, Pigpen, Rerun, Sally, Shroeder, Snoopy e Woodstock.




Clique aqui e faça uma visita ao site oficial de Peanuts. Vale bem a pena.

1 comentário:

Paulo Hasse Paixão disse...

Curto à brava os Peanuts. O meu personagem favorito é o Schroeder, esse grande fã de Beethoven!