domingo, 29 de outubro de 2006

O diabo é anorético



A sensação que fica é a de que poderia ter sido um grande filme. The Devil Wears Prada, um olhar sobre o mundo da moda, centra-se na figura de Miranda Priestly, editora implacável da Runway, uma revista de moda capaz de criar e destruir todos os que se dedicam à vida de fazer trapos. Anne Hathaway faz o papel de candidata a jornalista perdida em Nova Iorque, que aos poucos se vai deixando enfeitiçar pelo glamour e endoidecer pela vertigem de trabalhar como assistente da dama dragão.

Porém, ao mesmo tempo que critica a vertigem e a futilidade de um mundo feito de cenários, o filme calça às escondidas o salto alto e faz deliciado a unha francesa, recriando a história de uma campónia que chega à cidade, se encanta com as luzes cintilantes mas que, antes de ser engolida por uma onda gigante, salta do barco e regressa à antiga vidinha, mais pobre mas a respirar felicidade. Uma cinderela moderna que percebeu que o príncipe, afinal, era um sapo verde e muito viscoso.

Stanley Tucci e Merryl Streep bem tentam levar o filme às costas, mas não chegam para tornar um filme mediano, previsível e inofensivo num candidato a seja o que for. Recomendável apenas para aqueles que consideram O Sexo e a Cidade a melhor série de TV de todos os tempos.

Sem comentários: