terça-feira, 12 de dezembro de 2006

O novo circo



Se nos pedirem para fazer uma pequena descrição do que é o circo, provavelmente acabaremos por falar em personagens como: Paco, o domador de leões; Conchita, a trapezista das lantejoulas; Pipoca, o palhaço maluco; Martina, a atiradora de facas de ponta afiada.

Plus ou Moins L'Infini, espectáculo da CIE 111, é uma abordagem ao que nas nossas mentes concebemos como «espaço». Trata-se do terceiro e último capítulo sobre «matemática física» que se iniciou com «IJK», sobre a ideia de «volume», e se prolongou com «Plan B», sobre o conceito de «linha».

Na matemática, uma linha orienta-se de um lado em direcção a «- infinito» e, do outro, a «+ infinito». O título Plus ou Moins L'Infini incide sobre as regras dos limites e remete, ainda, para uma outra ideia: a de situar a acção entre o aproximado e o absoluto.

Animais em jaulas? Circo Chen? Palhaços esborratados? Victor Cardinali? Esqueçam tudo isso e sejam bem-vindos ao novo circo, onde as artes circences abraçam a filosofia e a matemática. De 13 a 17 de Dezembro no CCB, em Lisboa. Mais informações pelo telefone 213 612 444.

Sem comentários: