terça-feira, 12 de dezembro de 2006
O senhor dos sonhos
Em Dezembro, mês dos fritos natalícios de fazer crescer água na boca e aumentar o volume de gordura do ventre - apenas para nos proteger deste frio invernoso -, dedicamos o «Super-Rissóis» a Sandman, o senhor dos sonhos.
Sandman é uma revista de banda desenhada que se tornou num estrondoso sucesso de crítica e elogio público - feito de joelhos - pelos fãs de comics. Criada por Neil Gaiman (em 1988) para o selo Vertigo da editora DC Comics, Sandman conta-nos a vida e as aventuras de Sonho.
Também conhecido como Morfeu, Sandman, Oneiros, Oniromante ou Lorde Moldador, Sonho é o governante do Sonhar, o mundo dos sonhos. Trata-se de um Pérpetuo, uma manifestação antropomórfica de aspectos comuns a todos os seres vivos: o destino, a desencarnação (ou morte), o devaneio (ou sonho), a destruição, o desejo, o desespero, o delírio.
Sonho é um herói nobre, trágico, no estilo tradicional dos heróis da tragédia grega. Por vezes insensível, outras meditativo, mas sempre banhado em melancolia. O seu lado mais racional está sempre ciente das responsabilidades, tanto para com as pessoas comuns como para aqueles que habitam em suas terras. Compartilha de uma ligação recíproca de dependência e de confiança com sua irmã mais velha, a Morte, esforçando-se por compreender a sua natureza bem como a dos outros Perpétuos.
A série Sandman foi composta por 75 capítulos ongoing, num total de 13 arcos (um arco reúne uma história completa). Em Portugal Sandman está a ser editado pela Devir mas, a este passo, será mais provável para o coleccionador entrar no mundo dos sonhos do que terminar a aventura aos quadradinhos. O melhor mesmo será optar pela importação.
Ficam alguns links:
The Dreaming - a página oficial de Neil Gaiman
Devir - Poderá ver aqui as edições de Sandman que já conheceram luz na Lusitânia
Vertigo - A página da excelente editora onde a aventura Sandman foi publicada
Sem comentários:
Enviar um comentário