quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Uma família às direitas



Little Miss Sunshine foi, neste 2006 que se apaga, um dos filmes mais falados do circuito de cinema independente.

Estamos perante uma família típica: Richard, o pai orador, criador dos 9 passos fundamentais para alcançar o sucesso; Sheryl, a mãe de família, neurótica de profissão e sem tempo para cozinhar - nem sequer um ovo estrelado; Edwin, o avô retornado, snifador de heroína que voltou da guerra com balas nazis no rabo - e que simplesmente odeia galinha; Dwayne, o filho apaixonado por Nietzsche, que odeia todos e vive um voto de silêncio que dura há nove meses; Frank, o tio homossexual, conhecedor n.º1 de Proust do planeta, que se tornou suicida após uma paixão fracassada; e Olive, a mais nova da família, que sonha em tornar-se Miss America. É por ela que toda a família vai percorrer mais de 1500 quilómetros em dois dias para participar no concurso que vai coroar Little Miss Sunshine.

O filme é delicioso, uma viagem ao sempre psicadélico universo familiar e ao que de facto une as famílias: uma loucura amorosa algures entre a pura neurose e um abraço apertado como um nó de gravata. Um sumo de laranja bem fresquinho.

Após o visionamento de Little Miss Sunshine o Fusco-Lusco ficou com vontade de reler «Miss Wyoming», de Douglas Coupland, que nos conta a história de Susan Colgate. A heroína que passou a infância e a adolescência a ser manipulada pela mãe, trocando as bonecas pelos concursos de beleza. Um must read...

Link para wallpapers de sonho.

Sem comentários: