domingo, 25 de fevereiro de 2007

Sonata para um bom homem



Está nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro e, se o ganhar, o Fusco brindará a isso. «As Vidas dos Outros», do alemão Florian Henckel von Donnersmarck - que se estreia na aventura das longas-metragens -, é um mergulho na Alemanha habitada entre muros, no tempo em que o medo e o silêncio eram os sentimentos mais aconselháveis a ter do lado este da fronteira.

A história assenta numa relação triangular entre um escritor de peças de teatro, a sua namorada actriz, e um capitão da polícia secreta, com a missão de os espiar e descobrir algo que os incrimime. Ulrich Muhe, capitão da STASI, é o motor do filme, e é através dos seus olhos desencantados que observamos a desintegração do regime vigente, bem como o envolvimento nas vidas dos outros que escuta atentamente num gabinete cinzento, enquanto bate relatórios numa máquina de escrever. Um filme profundo, humanista e verdadeiramente surpreendente. Um regresso em grande do cinema alemão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito, nesta vida há mesmo bons homens de ambos os lados do campo (já que estamos em dia de futebol!) e a alma pode mesmo mudar de cor.E já agora, Fusco, estou a estranhar o teu silêncio futebolístico!Então não se diz nada da 4ªfeira? E do fim-de semana? Por quem bate o teu coração?