domingo, 4 de março de 2007

Toda a verdade sobre a cegueira


Morreu sem ter chegado aos 40 anos, vítima do Lupus. Porém, numa curta existência, teve tempo para se tornar na maior escritora americana do século XX. Portugal andou durante décadas sem lhe ligar nenhuma, mas há coisa de uma ano a Cavalo de Ferro decidiu começar a publicar a obra de Flannery O`Connor, escritora com a alma virada para o sul.

Se em «Um Bom Homem é Difícil de Encontrar», editado em 2006, tínhamos uma sucessão de contos tenebrosos onde o sarcasmo, a ironia, o espírito de vingança e a brutalidade eram dominantes, em «Sangue Sábio» propõe-se uma viagem ao mundo da cegueira, numa igreja onde Cristo já não mora. Quem já leu diz que, a seu lado, o «Ensaio sobre a Cegueira» de José Saramago mais parece um conto para adormecer bebés.

Com Flannery o bizarro abraçou o cómico e o trágico, tornando-se uma verdadeira arte. Não ler a sua obra é passar ao lado de algumas das mais preciosas pérolas literárias da história da literatura. O Fusco apenas deseja que a Cavalo de Ferro acelere o ritmo de publicação.

Sem comentários: