sexta-feira, 20 de abril de 2007

Bola ao cesto



O campeonato mundial de clubes de basquetebol, que para não ofender ninguém tem o modesto nome de NBA - National Basketball Association -, vai entrar na sua fase mais animada. Agora, cada uma das dezasseis equipas finalistas - umas mais do que outras - sonha todos os dias com erguer o troféu final.

Quem irá suceder aos Miami Heat, brilhantes vencedores em 2007? O Fusco deixa uma breve análise aos embates da primeira ronda dos Playoff, onde passa ao nível seguinte quem primeiro vencer quatro jogos. É tempo de fazer uma viagem. De este a oeste.

Conferência Este
Pistons vs Magic

Os Pistons - equipa do Fusco -, que alcançaram o melhor registo da conferência este, não tiveram um começo muito famoso (3-5). Já os Magic tiveram um início à campeão (13-4) mas logo perderam a pedalada. Como diz a velha máxima, «não interessa como começas mas sim como terminas a coisa». Os de Detroit reforçaram-se com Chris Webber, que se junta a velhos conhecidos dos playoff como Rip Hamilton, Chauncey Billups, Rasheed Wallace e Tayshaun Prince. Para os Magic, todas as esperanças estão depositadas nas mãos de Dwight Howard. O poste terminou a época regular com uma média de 17.7 pontos e12.3 ressaltos.
Heat vs Chicago
A defesa do título dos Miami começa contra a equipa com que iniciaram em 2006 o passeio até ao ouro. Durante a época regular Miami geriu bem as lesões de Shaquille O`Neal e Dwyane Wade, e apresenta-se novamente como candidato principal a par dos Mavericks. Quanto aos Chicago recuperaram de um começo desastroso, graças ao poder defensivo de Ben Wallace e à imaginação de Luol Deng. Durante a série regular o confronto directo resultou num 2-2, mas os Chicago partem motivados com a vantagem de começar em casa.

Raptors vs Nets

Vince Carter regressa a Toronto na pele de vilão, agora ao serviço dos Nets. Os Raptors aplaudem o rejuvenescimento triunfante de Chris Bosh e aguardam nervosos e expectantes o regresso à competição de Andrea Bargnani, que ficou sem a apêndice. Quanto aos Nets, Carter junta-se a Jason Kidd e Richard Jefferson para a composição dos «Três Magníficos». Na série regular tivémos um empate a 2 e todos os jogos foram decididos por 10 ou mais pontos.

Cavaliers vs Wizzards
As duas equipas encontram-se na primeira ronda pelo segundo ano consecutivo. Os Wizzards perderam esta época o mágico Gilbert Arenas, com uma lesão no joelho, e talvez não possam contar com os préstimos de Caron Butler - que pela primeira vez participou num All-Star. Quanto aos Cavaliers, todos os olhos estão postos em LeBron James. Na série regular os Cavaliers ganharam dois jogos contra um.

Conferência Oeste
Mavericks vs Warriors

Os Mavericks são, em termos aperentes, o principal candidato ao ceptro. Venceram 66 jogos esta época - nono recorde de vitórias de sempre da NBA - e contam com Dirk Nowitzki, um MVP que é mais valioso que qualquer topo de gama. Os Warriors tiveram uma batalha épica pela conquista de um lugar nos playoff, graças a uma fantástica liderança do novo treinador Don Nelson. A equipa de Golden State foi a única a vencer por três vezes esta época os Mavericks. Estarão os candidatos a tremer com lembranças recentes?

Jazz vs Rockets

Confronto entre duas equipas que o ano passado não viram as luzes do playoff. Nos Rockets brilha a pareceria estabelecida entre Tracy McGrady e Yao Ming, de volta após uma ausência de 30 jogos. Para os Jazz, a chave do sucesso reside na inspiração do trio Carlos Boozer, Deron Williams e Mehmet Okur.

Spurs vs Nuggets

Allen Iverson e Carmelo Anthony estarão a postos para o jogo 1, após uma ausência forçada. Com Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili para completar a constelação de estrelas, os Spurs prometem um basquete de primeira água e afirmam-se como sérios candidatos. Quanto aos Denver, entraram nos playoff vencendo nove dos últimos dez encontros. Conseguirão manter o ritmo?

Suns vs Lakers

Um reencontro de velhos amigos, num rematch com cenários muito diferentes do ano passado. Nos Suns Tim Thomas - que esteve em grande em 2006 - já era enquanto Amare Stoudemire, que então recuperava de uma cirurgia ao joelho, está de volta e em grande forma. Como se tal não fosse motivo suficiente para os Suns acreditarem numa boa campanha, basta recordar que têm como líder o incrível Steve Nash. Quanto aos Lakers contam com o maior jogador da actualidade, o sublime Cobe Bryant. Foi apenas graças a ele que os Lakers ganharam o convite para a festa final. Chegará Bryant para aguentar os Suns? Duvidamos que sim, mas o espectáculo está desde já garantido.

Prognóstico Fusco para finais de Conferência
Este: Pistons - Nets
Oeste: Mavericks - Suns

Sem comentários: