segunda-feira, 14 de setembro de 2009

É assim tão difícil esperar que acabe?



Na 23ª edição do Festroia assisti a um acontecimento verdadeiramente surreal no Auditório Charlot. No decorrer do genérico final do documentário "Iraq For Sale", mostravam-se imagens de diversas tentativas da equipa de produção em contactar algumas das empresas envolvidas nos escândalos económicos da invasão ao Iraque. De repente, uma luz acende-se por detrás do ecrã de projecção, fazendo com que o foco de atenção dado ao genérico passasse para um escadote aberto e alguém a subi-lo para mudar ou reparar uma lâmpada. A reacção do realizador, que se encontrava presente, foi como enfiar a cabeça na areia numa mistura de vergonha, raiva e incredulidade.

Na edição deste ano chegou-me aos ouvidos mais um episódio caricato. Na projecção de "A Kiss For The World", uma sessão de curtas do Prémio UIP, a tradutora interrompeu o genérico final e mandou acender as luzes para entrevistar o realizador. Cyril Paris, pouco conformado, disse que tinha sido pena terem interrompido o genérico dado que ele aparecia a cantar. E até revelou que o produtor nunca soube que a voz do genérico era a dele. Na sessão de perguntas alguém pediu para repetir o genérico final mas, incrivelmente, o som do genérico apenas apareceu quando este chegava ao final. Quanto à tradução, foi tão má e desvirtuada que, em jeito de brincadeira, o realizador perguntou à tradutora se sofria de Alzheimer.

O genérico é parte do filme e deve ser passado na íntegra por respeito para com o espectador e, mais importante, para todos os que trabalharam e tornaram possível que o filme nascesse, sejam actores, maquilhadores ou patrocinadores. Há filmes em que o genérico desvenda ainda mais alguma coisa, por isso o Fusco é apologista de que as luzes da sala apenas devem ser acesas no final do genérico, mesmo com risco de queda para quem queria sair mais cedo. É assim tão difícil esperar que acabe?

P.S.: Em relação a questões de tradução espera-se que a 26ª edição do Festroia decida passar do nível amador para o profissional.

Sem comentários: