quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Últimas leituras


Imagem do site Paternal Life

Porque nem só de rodelas sonoras se alimenta a redacção do Fusco, aqui ficam algumas sugestões de leitura.



Nemesis explores the effect of a 1944 polio epidemic on a closely knit, family-oriented Newark community. The children are threatened with maiming, paralysis, lifelong disability, and death.

At the center of Nemesis is a vigorous, dutiful, twenty-three year old playground director Bucky Cantor, a javelin thrower and weightlifter, who is devoted to his charges and disappointed with himself because his weak eyes have excluded him from serving in the war alongside his contemporaries. Focusing on Cantor's dilemmas as polio begins to ravage his playground—and on the everyday realities he faces—Roth examines some of the central themes of pestilence: fear, panic, anger, bewilderment, suffering, and pain.

Moving between the streets of besieged Newark and Indian Hill, a pristine children's summer camp high in the Poconos, Roth depicts a decent, energetic man struggling in his own private war against the epidemic.


Nota Fusco: 9/10




Matteo responde a um anúncio de emprego. Toca à campainha e uma mulher recebe-o. Mas a mulher apresenta uma particularidade estranha. É a primeira proposta de trabalho de Matteo em muitos meses: aceita-a. Mas Matteo não suporta aquele ofício durante muito tempo. Responde a um novo anúncio. Toca à campainha e um homem abre a porta e recebe-o. De novo, a mesma particularidade estranha.
Várias personagens e episódios sucedem-se como peças de dominó que vão caindo umas sobre as outras. As personagens cruzam-se e cada uma delas é abandonada quando surge a seguinte. São ligações sucessivas - até que se chega a Matteo, o homem que perdeu o emprego.


Nota Fusco: 9/10




Ao longo de sessenta anos, refugiados judeus e os seus descendentes prosperaram no Distrito Federal de Sitka, um refúgio temporário criado no rescaldo das revelações do Holocausto e do chocante colapso do recém-criado Estado de Israel. Orgulhosos, gratos e esperançosos de se tornarem americanos, os judeus do Distrito de Sitka criaram um pequeno mundo num pedaço no Alasca, uma cidade fronteiriça vibrante, corajosa e complexa, que pulsava ao ritmo do dialecto iídiche. Por sessenta anos foram deixados sós, negligenciados e esquecidos, mas agora, os ventos da história ameaçam devolver a região aos nativos locais.

O detective de homicídios Meyer Landsman, da Polícia Distrital, já tem problemas suficientes para ainda se preocupar com a Reversão, a grande devolução do território. A sua vida é uma confusão, um naufrágio. O seu casamento e a sua carreira são um desastre. Para piorar, a nova supervisora de Landsman é o amor da sua vida, mas também o seu pior pesadelo. Até que no hotel decadente onde ele está hospedado alguém comete um homicídio mesmo debaixo do seu nariz. Por hábito, obrigação e um misterioso sentimento de que esse caso lhe oferece, de algum modo, a própria redenção, Landsman começa a investigar a morte do seu vizinho, um ex-prodígio do xadrez.

Nota Fusco: 7.50/10

Sem comentários: