domingo, 25 de fevereiro de 2007

Yin e Yang


Dan Dunne (Ryan Gosling) é um jovem professor de liceu que ensina miúdos de 14 anos numa inóspita sala-de-aulas em Brooklyn. Rejeitando o programa curricular que lhe foi imposto, Dan prefere apresentar a História como uma luta entre opostos, relatando com entusiasmo e inspiração questões como os direitos civis, a guerra civil americana ou o golpe de estado de 11 de Setembro que derrubou o democraticamente eleito Salvador Allende do cargo de presidente do governo chileno.
Apesar do seu brilhantismo entre as paredes da escola, o tempo fora do ensino é passado no abismo da inconscência. As suas desilusões pessoais, desapontamentos, medos e anseios levaram-no a uma séria dependência de drogas. Os dois mundos coixistem separadamente como que por artes mágicas, até que uma das suas alunas mais problemáticas o descobre na casa-de-banho a fumar crack. Apesar da diferença de idades ambos se encontram num importante intersecção das suas vidas, e aquilo que decidirem e escolherem irá alterar - ou não - a sua História.
«Half Nelson» é um filme que serpenteia entre o desencanto da vida e as encruzilhadas da mente, que descobre onde se escondem as segundas oportunidades - coisa rara na História. Se tiver de escolher apenas um filme para ver nos próximos dias, Half Nelson é o nosso eleito. Um verdadeiro must see. Além disso, a banda-sonora é dominada pelos Broken Social Scene.

2 comentários:

Anónimo disse...

A tua conversa é mesmo para convencer!!!!

Jorge A. disse...

Com o que tu dizes e o que o Adolfo Mesquita Nunes diz aqui:
http://aartedafuga.blogspot.com/2007/02/assombroso-2.html
Já estou mais do que convencido a ir visionar o filme.