segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Troca-se magia por projector, cadeiras e mais qualquer coisa



Não bastam passadeiras vermelhas e meeting points. É preciso limpeza, cadeiras confortáveis, um projector que não desfoque, empregados bem comportados e alguém para quem traduzir frases de circunstância para a língua inglesa não seja uma missão impossível.

Serve esta reprimenda de introdução à 25ª edição do Festroia que, apesar do marco histórico, continua com erros de casting que lhe emprestam um ar de festival de província.

O Auditório Charlot, a única sala de cinema integrada no roteiro, deixou-se dominar pelo mofo e pela sujidade. Os empregados, durante o visionamento, divertem-se a falar nos corredores exteriores como se o festival não fosse nada com eles. Caricata é também a mudança de bobine que, durante alguns minutos, mantém o cinema na penumbra e o espectador a pensar que o projeccionista se deixou dormir ou então foi para casa mais cedo.

Quanto à tenda, montada no maior parque de skate do distrito, padece de vários males. Um tem a ver com o desconforto, gerado por cadeiras pouco próprias ao estado de longa-metragem. O mais grave refere-se ao projector, que está a anos-luz de cumprir a sua função. «Out of the Blue», que passou na noite de Domingo integrado na Secção Oficial, foi um atentado à capacidade visual dos espectadores, que tiveram de fazer um esforço sobrenatural para se abstrair da desfocagem que durou do primeiro ao último frame.

Na primeira edição do jornal deste ano, a directora do Festroia dizia que "é quase preciso magia para fazer este fesival". O Fusco não iria tão longe. Bastaria limpeza, cadeiras confortáveis, um projector que não desfocasse, empregados bem comportados e alguém para quem traduzir frases de circunstância para a língua inglesa não seja uma missão impossível.

4 comentários:

Miguel Almeida disse...

Lá 'tas tu armado em esquisito! : ) Não viste o filme?... Como é que é? Gostaste, ou nem por isso?... Não temos review? ; )

Lusco Fusco disse...

Cada coisa a seu tempo meu amigo :)

Anónimo disse...

Esquisito?!Não!Exigente!!!!Ou tu não sabes como é o rapaz?!
Uma vossa amiga s/facebook

Lusco Fusco disse...

:)